Encontros gratuitos com o escritor Francisco Andrade convidam o público a ler, refletir e criar suas próprias histórias
O Instituto Cervantes BH retoma seus Sábados Culturais, encontros abertos ao público que celebram a cultura e a língua espanhola em suas múltiplas vozes. Nos dias 25 de outubro e 29 de novembro, o espaço recebe dois encontros especiais com o escritor e comunicólogo Francisco Andrade, que convida o público a refletir sobre os livros, a imaginação e o sentido da vida.
Com o tema “Don Quijote, sueños y realidad”, o primeiro Sábado Cultural (25/10) destaca como a obra Dom Quixote permanece viva e atual. A partir da leitura de trechos do clássico de Cervantes, de exercícios criativos e de conversas coletivas, Francisco Andrade propõe um mergulho nas fronteiras entre sonho e realidade — e em como a imaginação pode transformar o mundo ao nosso redor.
Em novembro, o escritor retorna ao Instituto Cervantes para a oficina “Viajando com palavras – O que a literatura nos ensina” (29/11). O encontro é um convite para explorar novas perspectivas por meio da leitura de contos e poemas latino-americanos (“La fiesta ajena”, de Liliana Colanzi, e “Antígona González”, de Sara Uribe). Além disso, os participantes serão estimulados a escrever e compartilhar suas próprias histórias.
As oficinas partem da ideia de que a literatura é uma forma de viver outras vidas, sentir novas emoções e descobrir diferentes modos de pensar. A proposta é fortalecer o poder da leitura como caminho para construir pontes, refletir e reinventar as formas de habitar o mundo.
Os encontros são abertos a pessoas a partir de 16 anos. Não é necessário ser especialista em literatura, falar espanhol fluentemente ou ter lido as obras previamente.
SERVIÇO
Sábados Culturais Instituto Cervantes
Dia 25 de outubro – “Don Quijote, sueños y realidad”
Dia 29 de novembro – “Viajando com palavras – O que a literatura nos ensina”
Horário: das 10h às 12h
Local: Instituto Cervantes BH – Rua dos Inconfidentes, 600, Savassi
Entrada gratuita