Internacional: Thear é a primeira marca goiana no FashionClash Festival

Mais Lidas

Do coração Centro-Oeste brasileiro para o cenário internacional. A Thear, marca goiana de moda responsável e autoral, tem estreia anunciada no prestigiado FashionClash – Festival Essence 2025, um dos mais respeitados eventos de moda conceitual da Europa. Entre 14 a 16 de novembro, a coleção “Ânima” apresenta o Cerrado e a artesania brasileira ao território europeu em formato de performance e exposição na cidade de Maastricht, na Holanda. Confira: https://www.fashionclash.nl/participants-the-class-of/thear

O convite ao FashionClash Festival partiu do curador brasileiro Marlon Claessen, radicado na Europa, que identificou a potência da marca em traduzir brasilidade para o olhar global. O desafio é transportar a essência em cinco looks exclusivos de exposição e dez looks performáticos, que encerram o primeiro dia do evento (14 de novembro).

Ânima sintetiza oito anos de caminhada, pesquisa e afeto. É o suspiro da própria alma do Cerrado, um sopro de vida e homenagem à força vital que brota em meio à aridez. Cada peça é artesanal, feita a muitas mãos, e traduz a vitalidade da terra quente e o dourado calmo do nosso Sol goiano”, revela Theodora Alexandre, fundadora e diretora criativa da Thear.

A criação da coleção parte de um gesto essencial: olhar para trás antes de avançar. O processo é resultado da cocriação entre a designer Thaís Maci e a especialista em corsets Jerônima Baco, que somam suas expertises à visão poética e sensível da marca. Desde a fundação, em 2018, a Thear constrói uma trajetória marcada por processos manuais, conexões humanas e sustentabilidade, caminho que levou a marca para a Casa de Criadores e ao line-up da São Paulo Fashion Week, e agora, à cena internacional.

Cada look carrega histórias de mãos que tecem memórias, entre elas: mulheres reeducandas do sistema prisional de Goiás, reafirmando a dimensão social e humana da moda”, complementa Theodora.A performance de estreia propõe uma extensão espiritual do bioma, um canto silencioso da brasilidade profunda que ecoará tradição e contemporaneidade no FashionClash – Festival Essence 2025. Os artesanatos são pilares da coleção – crochê, macramê, fuxico e bordado manual  – com técnicas que transformam em linguagem de vanguarda. A paleta monocromática em tons de ocre e dourado homenageia o Sol do Cerrado, evocando o brilho natural e serenidade das manhãs goianas.

A narrativa se amplia com as máscaras botânicas, criadas com casca, sementes e flores secas. “O processo criativo se embasou em uma pesquisa exploratória inicial desafiadora, associada a uma profunda escuta intuitiva, resultando em composições artísticas singulares no formato de máscaras, feitas com diversos elementos botânicos do Cerrado, ricos em cores, formas e texturas”, conta Viniciu Fagundes, engenheiro ambiental e artesão responsável pelas peças.

A trilha sonora da performance cria a ponte final dos elementos locais para o universal. “A trilha nasce dos sons do território goiano, as rezas, o berrante, a catira, misturados a timbres eletrônicos e estranhos. Essa fusão desloca o regional para uma esfera global, criando camadas sonoras que dialogam com as texturas dos tecidos e das interpretações. Mais do que melodia, buscamos textura: sobreposições que revelam a alma da coleção”, afirma Geórgia Cynara, professora de Cinema e compositora da trilha sonora.

Com “Ânima”, a Thear reafirma a vocação de unir arte, sustentabilidade e ancestralidade, levando a identidade do Cerrado e da moda afetiva brasileira a um novo horizonte internacional.

SOBRE A THEAR

Fundada em 2018 por Theodora Alexandre, a Thear é uma marca goiana de moda autoral que valoriza processos produtivos responsáveis, fibras naturais e o trabalho manual. Com o propósito de ressignificar o vestir e preservar memórias, a marca desenvolve coleções que dialogam entre tradição, inovação e afetividade. Desde 2022, integra o line-up da São Paulo Fashion Week e, em 2025, realiza sua estreia internacional no FashionClash Festival, na Holanda.

Ficha Técnica

Diretora de Criação: Theodora Alexandre

Coordenação de Backstage: Tiago Alchuffi

Co-Criação: Thais Maci

Coordenador de Comunicação: João Moraes

Produtora Executiva: Camila Sena

Designer de Acessórios: Viniciu Fagundes

Trilha Sonora exclusiva : Georgia Cynara

Teaser: Rafael Almeida

Assessoria de Imprensa: Targ Comunicação

Especialista em Corsets: Jerônima Baco

Curador do Festival Essence 2025: Marlon Claessen

Consultor: Leandro Pires

Estagiários: Edigar Ferres, Daiane Sena, Yasmin Ohanna, Ana Fulanetti

Costura: Ailton Gonçalves, Rayane Silva

Modelista: Joyce Alves, Elida Costa

Mais Artigos

Últimas